O Google anunciou na quinta-feira, dia 14, o September 2023 Helpful Content Update. A implementação da atualização deve ser finalizada em até duas semanas.
SEO não tem um dia de paz. Com certeza você já ouviu essa frase, que é tão repetida frequentemente mesmo após tantos anos. E dessa vez ela nunca fez tanto sentido, afinal, o August Core Update 2023 chegou ao fim na semana passada, dia 7.
No entanto, diferente da atualização do mês anterior, o September 2023 Helpful Content Update tem como foco o Sistema de Conteúdo Útil para aprimorar os resultados de busca no Google.
Quer saber mais sobre a atualização e com ela afeta o seu site? Continue por aqui!
O que é o Sistema de Conteúdo Útil?
O Sistema de Conteúdo Útil, ou Helpful Content System, é um algoritmo do Google que foi lançado oficialmente para o mundo inteiro em dezembro de 2022.
O objetivo do sistema é recompensar conteúdos que oferecem uma experiência mais satisfatória aos usuários, assim como reduzir o desempenho daqueles conteúdos que não atendem às expectativas do usuário.
Assim o algoritmo enviará sinais, entre os muitos e muitos outros sinais, para que o Googlebot consiga identificar as páginas que não entregam valor aos usuários, são pouco úteis ou simplesmente não foram escritas para pessoas, e sim para ranquear nos mecanismos de buscas.
Portanto, se o robô determinar que um site tem muitos conteúdos ou páginas que não ajudam os usuários, essas páginas deixarão de performar bem entre os resultados de pesquisa, dando lugar para conteúdos mais relevantes e realmente úteis. O que sempre deveria acontecer, não é mesmo?
Vale dizer também que o sistema gera um indicador para todo o site, incluindo o Discover. Para isso, o Google utiliza um processo automatizado e que ficou bastante conhecido recentemente com a ascensão do ChatGPT: o machine learning (aprendizado de máquina).
Por fim, durante e após a atualização do sistema poderemos observar oscilações de posicionamentos na SERP e até quedas de tráfego orgânico. O processo deve levar cerca de duas semanas para ser finalizado.
Meu site tem alguns conteúdos irrelevantes, e agora?
O Sistema de Conteúdo Útil é apenas um dos muitos fatores de ranqueamento que o Google utiliza atualmente. Então, essa atualização não é uma ação manual e nem de spam.
Ou seja, se o seu site for considerado ruim do ponto de vista do algoritmo, mas ainda sim produzir conteúdos que priorizam pessoas, é possível, sim, ter uma boa classificação na busca com essas páginas. No entanto, segundo o Google, o indicador também é ponderado: sites com muito conteúdo irrelevante podem perceber um efeito negativo mais forte em seus resultados.
Como o Sistema de Conteúdo Útil afeta meu site?
Se você produz conteúdos úteis, então o recado é: continue assim! A atualização do sistema vai, na verdade, recompensar o seu site por estar produzindo bons conteúdos.
No entanto, se verificar uma mudança no tráfego orgânico e suspeite que tenha relação com a atualização, então o Google indica que você revise seu conteúdo para ajustar ou remover as páginas que podem ser consideradas irrelevantes. A estratégia de content prunning pode ajudar aqui!
Além disso, o Google possui um guia de como criar conteúdos que sejam úteis, confiáveis e que priorizam pessoas com perguntas que podem guiar você e sua equipe na hora de produzir.
Se o seu site foi afetado pela atualização do sistema, o primeiro passo é identificar e remover o conteúdo irrelevante. Porém, isso não significa que o desempenho do site vai melhorar imediatamente.
Conforme a documentação do Google, o indicador que o site produz conteúdos irrelevantes pode continuar aplicado durante meses. Mas como o algoritmo continuará sendo executado, monitorando sites existentes e recém-lançados, assim que ele determinar que o conteúdo irrelevante não retornou ao site no longo prazo, o seu site poderá voltar a prosperar.
Atualização na documentação oficial
No anúncio da atualização, algumas mudanças não passaram despercebidas: o Google fez atualizações significativas na documentação do Sistema de Conteúdo Útil. Confira:
Conteúdo criado para pessoas
Quem viveu sabe: quando o Google anunciou o Sistema de Conteúdo Útil no ano passado, a frase “conteúdos escritos por pessoas e para pessoas” reverberou como música em muitas postagens e debates pela Web.
Afinal, era um recado claro em relação aos conteúdos escritos por inteligência artificial.
Era um recado, mas agora não é mais. O Google mudou o parágrafo da documentação, que agora diz “content created for people” (conteúdo criado para pessoas). Então… Sim, pode usar IA, mas sempre com revisão humana, certo?
Conteúdos de terceiros
O Google também adicionou um parágrafo voltado para conteúdo de terceiros. No documento, eles avisam proprietários de sites que possuem conteúdos de terceiros em subdomínios que esses conteúdos podem ser incluídos na avaliação do Sistema de Conteúdo Útil.
Isso significa que, caso esses conteúdos não estejam alinhados com o sistema, o seu site como um todo pode ser prejudicado. Por isso, se os conteúdos de terceiros forem independentes do propósito do site principal ou estiverem sendo produzidos sem nenhuma supervisão, o indicado é que sejam bloqueados de serem indexados no Google.
Conteúdos escritos ou revisados por especialistas
Outra mudança bem interessante foi em relação aos conteúdos escritos por especialistas. A documentação antiga sugeria que era necessário ter um especialista em determinado assunto para escrever os conteúdos.
Agora, os conteúdos podem ser escritos por especialistas, mas também por outras pessoas, como redatores, jornalistas, ou até mesmo IA, e ao especialista fica a responsabilidade de revisar. Eu já falei sobre isso em janeiro, mas agora é oficial.
Qual a diferença entre o August 2023 Core Update e o September 2023 Helpful Content Update?
A diferença das duas atualizações está na nomenclatura. Como já mencionei em outros conteúdos, em 2022 o Google anunciou o seu Guia de Sistemas de Classificações para unificar o conhecimento compartilhado durante os últimos anos sobre a Pesquisa Google.
Neste guia, a empresa trouxe um ponto muito importante: a diferença entre novo algoritmo (também podemos chamar de “sistema”) e atualização de algoritmo.
Ou seja, o August 2023 Core Update foi uma atualização visando melhorias nos algoritmos existentes do Google. Por outro lado, o September 2023 Helpful Content Update veio para atualizar o Sistema de Conteúdo Útil, um algoritmo específico.